menu-iconPortal AECweb

Prefeitura inicia reparo da estrutura de viaduto que cedeu em SP

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Serviços incluem reparo de viga transversal, recuperação de pilares danificados e de trechos do tabuleiro. Também serão construídos novos pilares para apoio do conjunto


A estimativa é de que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses (Créditos: Leon Rodrigues/Secom)

16/01/2019 | 16:56 - A Prefeitura de São Paulo iniciou os trabalhos de concretagem e recuperação estrutural do trecho do viaduto da Marginal Pinheiros que cedeu em novembro do ano passado, próximo à Ponte do Jaguaré, na zona oeste da cidade.

“Iniciamos hoje a recuperação de um dos pontos mais críticos do viaduto. Tudo segue dentro do cronograma e não há expectativa de prorrogar o prazo que foi dado inicialmente”, disse o prefeito Bruno Covas durante vistoria do andamento das obras no viaduto.

Além do reparo de uma viga transversina, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) está realizando a reforma de dois pilares e construindo outros, para apoio. A estrutura da pista também está sendo recuperada em dois pontos. A estimativa é de que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses.

Obras de recuperação

Logo após o rompimento do viaduto, no dia 15 de novembro de 2018, a Prefeitura de São Paulo iniciou o escoramento da parte da pista que cedeu. O objetivo principal dos trabalhos era preservar a estrutura da pista.

Após o processo de escoramento, foi feito um pilar provisório, ao lado do pilar sobre o qual o viaduto cedeu, com três macacos hidráulicos, para aliviar a carga na coluna danificada

Duas semanas depois do incidente, foram iniciadas as operações para elevação do viaduto. O procedimento foi realizado com seis macacos hidráulicos instalados sob a estrutura, que foi elevada até sua posição original. Os equipamentos foram instalados sobre um bloco de reação apoiado em dez estacas.

A verba destinada à recuperação do viaduto foi desembolsada pela própria administração da capital paulista. O montante poderá ser ressarcido futuramente pelo Governo Estadual.

Para saber mais, acesse:

Linha Esmeralda é liberada após testes na estrutura do viaduto de SP

Prefeitura avança em recuperação de viaduto na Marginal Pinheiros

Ministério Público investiga gastos com pontes e viadutos em SP

Prefeitura estuda método de recuperação estrutural de viaduto em SP

Recuperação estrutural de viaduto em São Paulo vai durar cinco meses

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: