Prefeitura do RJ e Caixa Econômica retomam PPP do Porto Maravilha
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Durante o anúncio, Alexandre Baldy, ministro das Cidades, e Marcelo Crivella, prefeito do RJ, discutiram a possibilidade da construção de 5 mil unidades do MCMV na região

Região portuária receberá R$ 147 milhões de investimento (crédito: shutterstock.com / Rodrigo S Coelho)
23/08/2018 | 17:45 – Em evento realizado no último dia 22, no Palácio da Cidade – RJ, a prefeitura do Rio de Janeiro e a Caixa Econômica Federal anunciaram a retomada da Parceria Público-Privada Porto Maravilha. A operação prevê o investimento de R$ 147 milhões do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha (FIIPM), que tem como principal cotista o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Durante o evento, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, também anunciou a possibilidade da construção de 5 mil unidades do Minha Casa Minha Vida (MCMV).
A Operação Urbana Consorciada, Porto Maravilha, tem como objetivo realizar transformações urbanísticas, melhorias sociais e valorização do meio ambiente na região portuária da cidade. A gestão do projeto está sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e a execução sob a tutela da Porto Novo, empresa contratada via licitação para execução das Ordens de Serviços.
Revitalização
A revitalização do Porto Maravilha prevê a implantação de nova infraestrutura urbana (redes de água, saneamento, drenagem, energia, telecomunicações, gás natural e iluminação pública), renovação do sistema de mobilidade e transportes, recuperação do patrimônio material e imaterial assim como o resgate dessa área histórica da cidade.
A região portuária conta com o Museu do Amanhã, do AquaRio e do Boulevard Olímpico. Há, ainda, um projeto para construção de uma roda gigante de 89 metros, inspirada na London Eye, cartão postal da capital inglesa, Londres.

