menu-iconPortal AECweb

Prefeitura de SP propõe a criação de parque municipal no Campo de Marte

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O órgão anunciou uma consulta pública acerca do projeto de concessão, que prevê a implantação, gestão, operação e manutenção do parque

foto aérea do aeroporto campo de marte
Segundo a equipe responsável pela iniciativa, o principal foco da proposta é devolver qualidade ambiental à região (Foto: Marco de Bari/Divulgação)

28/11/2022 | 14:50 –  A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (25), o lançamento da consulta pública acerca do projeto de concessão que prevê a implantação, gestão, operação e manutenção do Parque Municipal Campo de Marte, onde, atualmente, fica o Aeroporto Campo de Marte.

A proposta, que foi divulgada por meio da Secretaria de Governo Municipal e com apoio da São Paulo Parcerias, propõe a harmonização das funções ambientais da área para o uso pela população que queira realizar atividades esportivas e de lazer — ou seja, tornar os mais de 400 mil metros quadrados de área municipal em um destino de uso público para atividades recreativas, esportivas, educacionais e socioculturais.

Segundo a equipe responsável pela iniciativa, o principal foco da proposta é devolver qualidade ambiental à região — que é mapeada no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e passará a contar com a recuperação e preservação de 200 mil metros quadrados de área verde.

Assim, o projeto propõe a instalação de infraestrutura completa e adaptada para que a população usufrua da área de conservação. Entre as amenidades inclusas nos aprimoramentos estão os passeios de pedestres, o mobiliário urbano, a iluminação, os elementos de sinalização, a comunicação visual e os equipamentos voltados à segurança e gestão da área.

Serão implantadas pistas de caminhada e corrida, pista de skate, quadra de bocha, centros de convivência comunitários voltados à prática do futebol de várzea e farta área para estacionamento de veículos reversível para apoio à logística do carnaval municipal.

A parceria terá o prazo total de 35 anos, com a implantação do parque já no segundo ano de contrato. Além disso, a Concessionária deverá assumir, imediatamente, a segurança e zeladoria de toda a área; realizar cerca de R$ 255 milhões em investimentos iniciais no espaço; e custear R$ 9 milhões em operação pelos próximos 35 anos do novo Parque Campo de Marte.

A qualidade dos serviços prestados pelo parceiro privado será avaliada por indicadores de desempenho, que serão aferidos por entidade independente e pela opinião dos próprios usuários.

Vale ressaltar que o projeto foi estruturado de forma que a Concessionária tenha espaço criativo para a elaboração de estratégias que tenham sinergia com o parque, compartilhando com o Município parte de sua receita anual, a depender do patamar de faturamento.

A consulta pública para Concessão do Parque Campo de Marte fica aberta até o dia 30 de dezembro de 2022. Para acessar os documentos previstos no edital, clique aqui.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: