Prédio histórico atingido por incêndio em Florianópolis corre risco de queda
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Segundo a Defesa Civil, a possibilidade de colapso é relativa à área interna do prédio

A Defesa Civil informou que o dono do local fará o fechamento da construção para prosseguimento dos trabalhos de manutenção (Foto: Luan Vosnhak/Reprodução)
06/09/2022 | 13:12 – A Defesa Civil informou que o prédio histórico de Florianópolis que pegou fogo no último domingo (4) corre risco de colapsar. A ameaça, entretanto, é relativa somente à porção interior do edifício. Segundo a Prefeitura, ele é tombado pelo Poder Público,.
O órgão responsável pelas vistorias afirmou, ainda, que quaisquer eventualidades no prédio, que abrigava algumas lojas, não devem afetar a via pública. Ainda assim, o entorno será isolado para manobra de máquinas e limpeza do local.
Os bombeiros, que fizeram a primeira avaliação após o incêndio, também apontaram rachaduras na fachada do edifício. A Defesa Civil corroborou a perícia, mas afirmou que não há risco de desabamento.
O major Fernando Ireno Viera contou que tanto a rua em frente ao edifício quando as duas lojas diante do prédio estão isoladas, mas que os estabelecimentos ao redor mantiveram suas atividades normais depois de assegurar a segurança da estrutura.
Apesar da construção ser tombada pelo município, a prefeitura reitera que a conservação do imóvel é "sempre responsabilidade do proprietário". A Defesa Civil informou que o dono do local fará o fechamento da construção para prosseguimento dos trabalhos de manutenção.

