Poli-UFRJ cria soluções habitacionais de baixo custo para o Haiti
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Desenvolvida pelo curso engenharia civil da escola politécnica da UFRJ, a iniciativa visa a desenvolver a construção de moradias a partir de recursos naturais e mão de obra local
A primeira localidade a receber o projeto será Don de L’Amitié, a 50 km da capital do Haiti, Porto Príncipe (crédito: divulgação/ UNIC Rio)
30/01/2018 | 17:55 – Um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pretende levar construções de baixo custo e impacto ambiental a áreas devastadas por desastres naturais. Batizado de “Solução Habitacional Simples” (SHS), o programa tem o objetivo de atuar em três frentes: engenharia e arquitetura, responsável pelos projetos; tecnologia da construção, responsável pela produção dos insumos a partir de recursos naturais; e administração de mutirões, responsável pela mão de obra durante as construções. Além disso, também disponibiliza gratuitamente um material de apoio no seu site.
O primeiro local a receber o projeto será a comunidade haitiana Don de L’Amitié, a cerca de 50 km da capital Porto Príncipe, em outubro desse ano. A iniciativa chega a cidade dois anos após a passagem do furacão Matthew, que devastou cerca de 30% do país.

