Piso que gera energia elétrica é testado em ciclovia de Curitiba
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Projeto piloto emprega tecnologia japonesa que capta a vibração de bicicletas e pedestres no pavimento e converte em energia para iluminar a pista

Projeto visa alertar sobre a passagem de ciclistas e pedestres (Créditos: Cesar Brustolin/SMCS)
03/08/2018 | 10:15 - Está sendo testado em Curitiba (PR) um novo tipo de piso que gera energia elétrica. Instalado na ciclovia sobre a ponte do Rio Belém, perto do Palácio 29 de março, no Centro Cívico da cidade, a pavimentação capta a vibração emitida pelas bicicletas e pedestres e a converte em energia suficiente para iluminar a pista com sinais ao longo do trajeto. Seu objetivo é alertar sobre a passagem de ciclistas e pedestres.
A iniciativa é um piloto e utiliza tecnologia da empresa japonesa Soundpower, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). O projeto não tem custo para a prefeitura da cidade e faz parte das comemorações da imigração japonesa.
“Espero que um dia possamos ter esses dispositivos em todos os trechos de ciclovias da cidade. É o futuro chegando”, declarou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em visita à ciclovia.
A ideia teve origem em outubro de 2017, durante uma visita de representantes da Jica e da Soundpower à Prefeitura. Na ocasião, Greca autorizou os testes do projeto. Os resultados ainda serão avaliados.

