menu-iconPortal AECweb

Pirenópolis quer receber o título de Patrimônio Histórico da Humanidade

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Cidade goiana mescla belezas naturais e diferentes exemplos da arquitetura colonial

Pirenópolis Patrimônio Histórico da Humanidade
O município já é reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Nacional (Foto: TECKERBRASIL/Shutterstock)

07/01/2022 | 08:41 – Fundada na primeira metade do século XVIII, Pirenópolis pretende se transformar em Patrimônio Histórico da Humanidade. A cidade do interior de Goiás, localizada a cerca de 120 km da capital Goiânia e com 25 mil habitantes, iniciou uma campanha para receber o título internacional concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O município, que abriga diversas cachoeiras e casarões com arquitetura colonial, tem a seu favor o fato de já ser reconhecido como Patrimônio Nacional — honraria concedida em 1990 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A preparação do material que será apresentado para Unesco deve ser realizada pela Prefeitura e pelo Iphan. De acordo com Ronaldo Félix, secretário municipal de Cultura, o poder público produzirá o inventário e reunirá toda a documentação exigida, além de executar os estudos necessários. “O pedido deve vir da cidade e o nosso escritório dará todo o auxílio e a orientação sobre os passos para que haja esse pleito”, afirma Juliana Luscher, responsável pelo Iphan em Pirenópolis. A análise do pedido pela Unesco pode demorar até cinco anos.

História

Criada para atender as demandas da exploração do ouro na região, Pirenópolis passou por muitas modificações no início do século XIX. Com o declínio da mineração, a economia do município começou a focar na agricultura, e as construções locais refletiram a alteração. As antigas casas de adobe e pau-a-pique foram reformadas com maior apuro técnico, processo realizado sem descaracterizar a tradicional arquitetura colonial do Centro-Oeste do país. Atualmente, essas edificações estão entre as principais atrações turísticas da cidade.

(Com informações do portal G1)

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: