menu-iconPortal AECweb

PIB trimestral da construção reage em 2017, mas cai 6,3% em um ano

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Setor cresce 0,5% em comparação com os três últimos meses de 2016. No entanto, resultado ficou abaixo do que o registrado no primeiro trimestre do ano passado


Na comparação anual, setor da construção teve a maior queda entre as atividades econômicas que compõem o cálculo do PIB (crédito: pogonici/ shutterstock)

02/06/2017 | 18:00 – O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria da construção acumulado nos três primeiros meses de 2017 cresceu 0,5% em relação ao último trimestre de 2016. Apesar da reação, houve um recuo de 6,3% em comparação com o resultado aferido de janeiro a março de 2016. As informações foram divulgadas ontem (1/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação anual, foi a maior queda entre as atividades econômicas que compõem o cálculo do PIB. De acordo com o IBGE, a economia brasileira cresceu 1% no trimestre, puxada pelo setor agropecuário. No entanto, a comparação entre o primeiro trimestre de 2017 e o mesmo período de 2016, a queda foi de 0,4%.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), José Romeu Ferraz Neto, afirmou que a queda da taxa de investimentos, que caiu de 16,8% no ano passado para 15,6% no primeiro trimestre desse ano, indica um cenário delicado e de perspectivas menos otimistas.

De acordo com os dados o IBGE, os resultados negativos por 12 meses consecutivos contribuíram para a redução de 9,5% da ocupação no setor e o decréscimo nominal de 3,3 % das operações de crédito dos sistemas financeiros (Banco Central).

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: