menu-iconPortal AECweb

PIB registra resultado positivo no primeiro trimestre do ano

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

De acordo com o levantamento da Fundação Getulio Vargas, o indicador apresenta uma sucessão de bons resultados durante os três primeiros meses de 2022

foto de um letreito com a sigla PIB e uma moeda de um real em cima
Em valores, a estimativa da FGV é que o acumulado do PIB no primeiro trimestre do ano some R$ 2,46 trilhões (Foto: rafastockbr/Shutterstock)

18/05/2022 | 15:05 – O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) registou crescimento de 1,5% na atividade econômica para o primeiro trimestre de 2022. O índice, que calcula a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve resultado divulgado na última segunda-feira (17) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

De acordo com o levantamento, o PIB apresenta uma sucessão de bons resultados durante os três primeiros meses de 2022: somente na passagem de fevereiro para março, o aumento foi 1,8%.

Na comparação anual, os números também são positivos: o progresso foi de 2,4% no trimestre e de 4,2% no mês. A coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, afirmou que o resultado se deve à performance construtiva dos serviços — principalmente ao considerar a recuperação frente ao impacto sofrido durante a pandemia de Covid-19.

“Dentre as atividades que compõem o setor, apenas as de outros serviços e de administração, educação e saúde pública ainda não haviam recuperado, no quarto trimestre de 2021, o nível de atividade pré-pandemia da covid-19. Com o resultado do primeiro trimestre deste ano, a atividade de outros serviços ultrapassou o nível pré-pandêmico”, ela explica.

O alerta da coordenadora, entretanto, é claro: apesar da recuperação, o efeito tem dias contados, o que deve impactar no aprimoramento do indicador.

A pesquisa também aponta que o consumo das famílias cresceu 3,4% no primeiro trimestre, na comparação interanual, puxado pelo consumo de serviços — sendo os de alojamento, alimentação e domésticos os mais significativos. O consumo de bens duráveis, por sua vez, foi o único com queda, ao apresentar declínio de 6,7%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) foi outra a apresentar dados otimistas para o primeiro trimestre: ela registrou um crescimento de 1,5% durante o período, em comparação ao primeiro trimestre de 2021.

Em relação ao comércio exterior, a análise indica que a exportação de bens e serviços cresceu 9,6%, ao passo que a importação caiu 1,8%, ambas no primeiro trimestre do ano. Em valores, a estimativa da FGV é que o acumulado do PIB no primeiro trimestre do ano some R$ 2,46 trilhões. A taxa de investimento no primeiro trimestre foi 18,4%, na série a valores correntes.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: