Petrobrás aumenta em 12% o preço dos produtos asfálticos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Decisão deve elevar em 5% os custos de serviços em obras rodoviárias, além de representar 40% do custo total em obras de duplicação de estrada
Atualmente, a Petrobrás é detentora de toda a produção de produtos asfálticos do Brasil (crédito: vodograj/shutterstock)
17/11/2017 | 15:00 – A Petrobrás anunciou o aumento de 12% no preço de produtos asfálticos – Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) e Asfalto Diluído de Petróleo (ADP). A decisão deve acrescer mais de 5% sobre os custos dos serviços em obras rodoviárias.
Um cálculo realizado pelo Sindicato da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) mostrou que, em obras de duplicação de estradas, o consumo desses materiais pode representar até 40% do custo total. Atualmente, a Petrobrás é responsável pela produção de todos os produtos asfálticos do Brasil.
O comunicado gerou grande repercussão no setor. Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Infraestrutura da CBIC (COP), questionou o aumento, já que não há alta demanda. Enquanto a Petrobrás produz 3,3 milhões de toneladas ao ano, a demanda atual não chega a 2 milhões de toneladas no mesmo período. Para Jorge, a solução seria acabar com o regime monopolista e tornar o mercado mais competitivo.

