Pesquisa revela que empresário da construção está menos confiante
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Sondagem da Industria da Construção revela queda na confiança e na intenção de investimento dos empresários do setor. Baixa demanda interna é a principal queixa

Índices importantes como nível de atividade e número de empregados também mostraram queda (crédito: watchara panyajun/ shutterstock)
02/08/2017 | 17:24 – A Sondagem da Indústria da Construção, divulgada essa semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou uma queda acentuada no índice de confiança dos empresários do setor.
O indicador recuou de 50,4 pontos (acima da linha de satisfação) em junho para 48,8 pontos em julho. Entre as principais queixas apontadas pelos entrevistados, estão a demanda interna insuficiente – que lidera o ranking pelo quinto trimestre consecutivo –, seguida da elevada carga tributária, da inadimplência dos clientes e das taxas de juros elevadas.
Em decorrência do cenário de incertezas, a intenção de investimento para os próximos meses também recuou. Foram cerca de 0,5 pontos a menos de junho para junho, chegando a 26,7 - valor bem distante da linha satisfatória dos 50 pontos.
Além disso, outros dois índices de medição apresentaram retração entre maio e junho. O nível de atividade recuou 1,3 pontos, atingindo 42,8 pontos. O indicador do número de empregados encerrou junho em 41,8 pontos– uma variação negativa de 0,9 pontos. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 12 de julho com 599 empresas, sendo 206 de pequeno porte, 267 de médio e 126 de grande porte.


