menu-iconPortal AECweb

Pelo 2º mês seguido confiança do consumidor sobe

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 2,9 pontos

28 de junho de 2016 - Impulsionado por expectativas em alta, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 3,4 pontos, ao passar de 67,9 em maio para 71,3 pontos em junho, maior patamar em um ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 2,9 pontos.

Para Viviane Seda, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o resultado favorável, segunda alta consecutiva do indicador, precisa ser analisado com cuidado, porque o cenário ainda não é favorável para inflação, juros e emprego.

O consumidor continuou a avaliar de forma desfavorável a conjuntura, disse a situação do momento presente, disse Viviane. Na evolução dos dois subindicadores componentes do ICC, o Índice de Expectativas (IE) avançou 6 pontos, atingindo 77,1 pontos, o maior desde janeiro de 2015 (81,7). O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 0,8 ponto, para 64,7 pontos. Somente o indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores em relação à situação financeira da família atual caiu 2,4 pontos em junho. O resultado reflete acomodação no nível mínimo histórico, após este tópico ter avançado 2,7 pontos no mês de maio.

Leia mais.

Fonte: Valor Econômico
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: