menu-iconPortal AECweb

Pela 8ª semana seguida, contaminação em canteiros permanece reduzida em SP

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Conforme pesquisa, 0,12% dos trabalhadores havia sido afastado por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, e 0,06% deles foi confirmado com a doença

No período entre 24 a 30 de setembro, foi constatada a existência de 514 obras em andamento e 4 paradas, com 98% do pessoal operando de maneira ativa (Créditos: M.Moira/ Shutterstock)

08/10/2020 | 17:16 - A 21ª edição da pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, divulgada pelo SindusCon-SP e o Seconci-SP, apontou que, pela oitava semana seguida, os casos suspeitos e confirmados de contaminação pelo novo coronavírus nos canteiros de obras mantiveram-se muito reduzidos.

Esta rodada do levantamento teve a participação de 41 empresas, responsáveis por 518 obras, que totalizam 34.595 empregos diretos e terceirizados. A apuração ocorreu entre 24 a 30 de setembro.

Conforme a pesquisa, 0,12% dos trabalhadores havia sido afastado por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, e 0,06% deles foi confirmado com a doença.

No período, foi constatada a existência de 514 obras em andamento e 4 paradas, com 98% do pessoal operando de maneira ativa. Todas as empresas adotam medidas como aferição de temperatura corporal, higienização das mãos, orientações diárias sobre prevenção, demarcação de áreas de vivência e fornecimento de máscaras para o transporte.

Além disso, 93% das empresas realizam a limpeza dos equipamentos e ferramentas e distribuem máscaras extras para utilização na obra, e 88% delas realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Na análise dos presidentes Odair Senra, do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, do Seconci-SP, os resultados mostram que as medidas de prevenção adotadas pelas empresas continuam eficazes.

“A adoção dos novos hábitos no trabalho, como o uso de máscaras, a higienização constante das mãos e o distanciamento, parece ter sido incorporada à rotina. O fato é positivo, ainda mais se considerarmos que esses hábitos precisarão ser mantidos mesmo depois do início da aplicação das vacinas, uma vez que seguimos muito distantes de uma imunização em larga escala”, comentam Senra e Ishikawa.

Os interessados em participar do levantamento podem enviar um e-mail para pesquisacovid-19@seconci-sp.org.br. A entidade entrará em contato para a inclusão da empresa na enquete, garantindo total sigilo sobre as informações.

Veja o relatório completo das cinco últimas rodadas da pesquisa.

Veja o relatório completo da 11ª à 16ª rodada da pesquisa.

Veja o relatório completo da 6ª à 10ª rodada da pesquisa

Veja o relatório completo das cinco primeiras rodadas da pesquisa.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: