PdC Talks 2022 aposta em tecnologia e realiza 32 palestras em palcos simultâneos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O evento, que aconteceu no formato híbrido, tinha jornadas com os temas Varejo e E-commerce, Profissional do Futuro, Grandes Obras, e Sustentabilidade e Mão na Massa

Ao chegar, cada visitante ganhava um fone, que podia ser sincronizado com as apresentações de acordo com a preferência de cada um (Foto: PdC Talks/Reprodução)
21/10/2022 | 13:17 — Na última quarta-feira (19), a cidade de São Paulo foi palco de um grande evento da Construção Civil — o PdC Talks 2022. Embora tenha sido a quarta edição do evento realizado pela plataforma Parceiro da Construção, esta foi a primeira vez que o encontro aconteceu no formato híbrido (presencial e remotamente).
Com o tema “Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”, a convenção mais uma vez reuniu grandes nomes do setor em um único espaço e proporcionou aos visitantes cinco jornadas diferentes: a de Transformações Digitais, marcada pelas palestras masters; a de Varejo e E-commerce; a de Profissional do Futuro; a de Grandes Obras e Sustentabilidade; e a de Mão na Massa.
No local, os visitantes podiam escolher, entre três palcos e um ambiente externo, com palestras simultâneas, o que assistir. Ao chegar, cada visitante ganhava um fone, que podia ser sincronizado com as apresentações de acordo com a preferência de cada um.
“Nós estamos muito entusiasmados com o que viemos fazendo. Apesar de ser a quarta edição do evento, é o primeiro ano em que a Parceiro da Construção atua de forma independente, com duas líderes gigantes à frente da empresa — a Saint-Gobain e a ArcelorMittal. O fato de conseguirmos mobilizar tantas pessoas, alinhadas com o mesmo propósito (sendo cerca de mil visitantes presenciais e três mil on-line), nos motiva muito nessa jornada. É um momento de realização muito grande para nós”, conta o CEO da Parceiro da Construção, Roberto Hentzy. “É um salto de qualidade muito grande podermos realizar um evento desse porte de forma presencial, e, ao mesmo tempo, utilizando de todo o aparato que a tecnologia nos proporciona. Superou as nossas expectativas!”
Destaques da programação
As duas palestras masters abriram e fecharam o evento, e foram as únicas que reuniram os três palcos em uma única apresentação. A de abertura foi a “Superação Vale Ouro”, de Daniel Dias, nadador paralímpico e recordista mundial. O atleta, que nasceu com má-formação nos membros superiores e inferiores, falou sobre transformação, superação e sucesso — e como esses conceitos foram importantes para que ele pudesse conquistar 14 medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos; tornar-se recordista em Jogos Panamericanos, Campeonatos Mundiais e um colecionador de medalhas e conquistas durante sua carreira esportiva.

Daniel Dias (Foto: PdC Talks/Reprodução)
Logo em seguida, as palestras simultâneas começaram. Rafael Kiso, founder e CMO da MLabs (Varejo e E-commerce); Bernardinho, embaixador da marca ArcelorMittal e técnico de vôlei (Profissional do Futuro); e Camila Alhadelf, do Marketing e Captação de Recursos na ONG Mulher em Construção (Grandes Obras e Sustentabilidade) iniciaram as apresentações nos palcos principais pelos próximos 40 minutos. No ambiente externo, Professor Rangel também falava sobre o ensino da engenharia na construção civil na era digital.
Umas das apresentações mais aguardadas, Bernardinho utilizou sua carreira como técnico para ilustrar o que chamou de “A Cultura da Excelência”. Ao abordar temáticas acerca de liderança, disciplina, paixão, foco e resiliência, o ex-jogador exemplificou o profissional de Alta Performance através de sua experiência, e demonstrou como aplicar os conceitos em cenários diversificados.
As performances seguintes ficaram sob a responsabilidade de Camilo Leles, Gerente de Comunicação, Branding e Marketing Digital na Saint-Gobain; Janaine Nascimento, CEO da Hoff Analytics; Fernando Neves, acompanhado de Marcos Holtz, ambos da Harmonia Acústica; Helena Rodrigues (Dama do Gesso), Diretora de Engenharia na Gyp Group; Thiago Vinhal, que é triatleta; Marcia Menezes, Diretora do CTE; Iza Valadão, Profª UFF e Colunista da Revista Casa e Jardim; e Diego Ortiz, Sócio e co-fundador da Chili, entre outros.
Renato Holzheim, Diretor Geral da Saint-Gobain, também comemorou a performance do PdC Talks 2022. “É praticamente um sonho que se torna realidade, em especial ao considerar o início dessa aventura, em 2019. A plataforma foi ao ar ainda em 2020, e, em apenas dois anos, nós não só firmamos uma parceria superforte, com a ArcelorMittal, como realizamos um evento desse porte, que é mais do que sensacional. As dimensões que o projeto tem conquistado possuem as melhores perspectivas possíveis”, ele conta.
O dia de conhecimento e tecnologia terminou com a palestra master de encerramento, da Daniela Klaiman. Ela, que também reuniu os três palcos e todo o público em sua apresentação, falou sobre “O papel do profissional na construção do futuro”. Abordando principalmente os impactos futurísticos no mercado de casas, moradia e construção, a especialista no comportamento do consumidor (e um dos principais nomes da futurologia do Brasil) introduziu a importância do novo papel das pessoas envolvidas em todos os processos desse segmento. Formada em Tecnologia, Futurismo e Empreendedorismo pela Universidade Hebraica de Jerusalém e em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona, Klaiman comanda sua própria consultoria, a FutureFuture, e trabalha analisando dois futuros: um que é guiado pelo comportamento das pessoas e o outro que é ditado pela tecnologia.

Daniela Klaiman (Foto: PdC Talks/Reprodução)
Por fim, Marcelo Marino, VP Comercial da ArceloMittal, reiterou a importância da oferta de conhecimento no evento. “É o verdadeiro conhecimento on demand. Nós trocamos informação e interação de uma forma inovadora depois de mais de um ano de pandemia. Além disso, esse sistema é uma solução incrível de abrangência se você considerar questões de logística, custos, tempo etc. São iniciativas complementares, considerando o networking — importantíssimo nesse segmento — e a massificação do conhecimento. Em nome da ArcelorMittal, estamos muito satisfeitos com o pilar que temos construídos com o programa”, ele conclui.
Para saber mais sobre a plataforma Parceiro da Construção, clique aqui.

