Pavilhão Dançante de Guto Requena é premiado no CODAawards
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Construído exclusivamente para os jogos olímpicos de 2016, o projeto permite que o usuário interfira na movimentação da fachada
A arquitetura cinética de Requena foi escolhida entre outros 46 projetos (crédito: divulgação/ Fernanda Ligabue e Rafael Frazão)
26/09/2017 | 11:41 – O Dancing Pavilion – Pavilhão Dançante, em português –, projetado pelo arquiteto Guto Requena, foi o vencedor do prêmio CODAawards, na categoria hospitalidade. A estrutura projetada exclusivamente para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro competiu com outros 46 projetos.
O pavilhão é desenvolvido a partir da arquitetura interativa, sendo que o usuário também faz parte do projeto. Os sensores localizados dentro da pista de dança capturam a batida da música e o movimento das pessoas dançando, ativando os motores dos espelhos na fachada do prédio. Segundo Requena, a construção fez sucesso na cidade olímpica durante o evento esportivo. “O público ficou ‘enlouquecido’! Interagiu, postou, fotografou e, o mais importante, dançou muito lá no espaço”, brinca.
O CODAawards está em sua quinta edição e também premiou projetos na categoria de comércio, educação, saúde, hospitalidade, institucional, paisagismo, litúrgico, espaços públicos, residenciais e transporte.
Leia também: Museu do Ipiranga abre concurso para projeto de restauração

