menu-iconPortal AECweb

Para consumidores o momento é ideal para renegociar aluguel

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A pesquisa apontou que 43% das pessoas com o vencimento do contrato nos próximos 6 meses acreditam que o momento seja favorável para renegociar o aluguel

22 de março de 2016 - A busca por imóveis para locação cresceu bastante nos últimos meses e chegou até mesmo a ultrapassar a procura para compra. Analisando o cenário econômico e as restrições no financiamento, muitos consumidores apostaram em permanecer ou migrar para o aluguel. Para entender o comportamento dos consumidores na hora de alugar, o VivaReal, plataforma online que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores, realizou uma pesquisa com sua base de usuários que buscam imóveis para locação.

A pesquisa apontou que 43% das pessoas com o vencimento do contrato nos próximos 6 meses acreditam que o momento seja favorável para renegociar o aluguel. Por outro lado, 30% dos consumidores pretendem renegociar por acreditar que não vão conseguir encontrar um preço melhor do que o que pagam atualmente e 23% gostariam apenas de evitar o reajuste dos preços.

“Com a dificuldade para vender imóveis muitos proprietários preferiram colocá-los para locação a ficar com eles parados. Isso aumentou a oferta de imóveis e deu margem para o consumidor negociar”, comenta Lucas Vargas, Executivo Chefe de Operações do VivaReal.

Entre aqueles que passaram pelo processo de renegociação recentemente, 23% conseguiram descontos de até 10% no valor pago. Outros 8% conseguiram negociar de 11 a 20% do valor do aluguel. “Em paralelo, os consumidores perceberam que não conseguiam mais financiar como antigamente e decidiram alugar. Com o aumento da demanda para locação a tendência é que, a longo prazo, o mercado volte a equilibrar os preços”, completa Vargas.

O estudo também apontou que 50% dos respondentes considerou comprar um imóvel antes de partir para a locação.

Fonte: MZ Group
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: