menu-iconPortal AECweb

Pagamentos atrasados do MCMV geram demissões na construção em março

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Dados do Ministério da Economia mostram que o setor registrou saldo negativo de 7.781 postos de trabalho. Para a CBIC, falta de repasses do Governo Federal agravou situação


Segundo presidente da CBIC, MCMV representa boa parte da incorporação imobiliária no País, e sem o programa o setor não tem como recuperar a atividade (Créditos: Thiago Henrique/ Agência Alagoas)

25/04/2019 | 17:24 - De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o setor da construção registrou o terceiro maior saldo negativo em março, com a redução de 7.781 postos de trabalho, queda de 0,39% em relação ao mês anterior.

O levantamento aponta que foram observadas 103.761 admissões e 111.542 desligamentos no setor em março. As classes que impactaram o resultado foram construção de edifícios (-5.147 postos) e serviços especializados (-1.118 postos).

Segundo José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o resultado negativo apurado em março “se deve, provavelmente, aos atrasos de pagamentos do Minha Casa Minha Vida [MCMV] no período, tendo em vista que a recuperação da atividade vinha se dando por meio do segmento imobiliário”. Ele informa que o MCMV representa boa parte da incorporação imobiliária no País, e sem o programa o setor não tem como recuperar a atividade.

Apesar disso, Martins se diz otimista quanto a recuperação dos postos de trabalho, especialmente após a reforma da previdência social. “Estamos conversando permanentemente com o governo e o parlamento, apresentando propostas – a exemplo das contidas no documento ‘Construção: 1 Milhão de Empregos Já’– para recuperação do crescimento. Acreditamos que o Brasil está caminhando no sentido correto e que a indústria da construção será a locomotiva para a geração de novos postos de trabalho no país, conclui.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: