Otis abre vagas de estágio em São Paulo
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A iniciativa faz parte de um programa que tem o objetivo de desenvolver talentos e criar uma força de trabalho diversa e qualificada para a manutenção de elevadores e escadas rolantes

As vagas estão disponíveis em todas as regiões do país (Foto: Otis/Divulgação)
10/11/2022 | 10:30 – A Otis, multinacional especializada na fabricação, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes, abriu mais de 50 vagas de estágio técnico em empresas por todo o Brasil. A iniciativa faz parte do Programa Rota Escola, que foi criado com o intuito de desenvolver talentos e criar uma força de trabalho diversa e qualificada para a manutenção de produtos do segmento.
A proposta inclui algumas etapas. Depois de um treinamento de dez meses, mais de 1.200 horas de capacitação teórica e prática que proporcionarão critérios e conhecimentos acerca do funcionamento de elevadores e escadas rolantes, os estagiários serão avaliados para uma possível efetivação e poderão, assim, tornar-se técnicos.
Para inscrever-se, o interessado possui entre o dia 26 de setembro e 30 de dezembro para enviar os dados através do portal CIEE, que pode ser acessado clicando aqui. É preciso ter, no mínimo, 18 anos e estar matriculado nos cursos técnicos de elétrica, eletrônica, eletrotécnica, eletroeletrônica, mecatrônica, automação e mecânica.
“A nossa taxa média de retenção desses jovens talentos é de 80%. O Rota Escola representa nosso compromisso com o desenvolvimento dos profissionais técnicos, que formam mais de 50% da nossa força de trabalho”, diz a diretora de Recursos Humanos da Otis para a América Latina Cristiane Fiorezzi. “Um dos desafios que temos, particularmente no Brasil, é que o número de estudantes que frequentam as escolas técnicas está reduzindo. Então, colocamos em prática iniciativas como essa que nos permitem diminuir esse gap e formar um pipeline de talentos para preencher as necessidades do nosso negócio.”
As vagas estão disponíveis em todas as regiões do país. No Sudeste, em São Paulo, Ribeirão Preto, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Niterói. No Sul, em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Londrina. Já no Centro-Oeste, em Brasília e Goiânia. No Nordeste, em Aracaju, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Natal, São Luís e Teresina. E na região Norte, as vagas estão disponíveis em Belém e Porto Velho.
Rafaela de Paula, estagiária do Rota Escola em 2022, é uma das jovens que passou pelo processo e, hoje, comemora a efetivação. “Antes de ingressar no Programa, mesmo estando matriculada no curso técnico de Eletrônica, não imaginava quão interessante e ampla é a manutenção dos equipamentos. A capacitação teórica me deu o conhecimento necessário e, junto ao conhecimento prático que obtive com meus colegas, fui ganhando a segurança necessária e superando os desafios de trabalhar em campo. E, agora em novembro, estou sendo efetivada como Técnica de Serviços”,conta.
Além dos jovens, todo e qualquer colaborador da Otis que tenha trabalhado na empresa por, pelo menos, 12 meses completos, também pode recorrer a mais um programa voltado ao conhecimento da multinacional — o de Bolsa de Estudos para Funcionários.
Os profissionais da Otis podem se matricular em escolas técnicas (tecnólogos) e/ou universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação, incluindo graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. As despesas educacionais são pagas pela empresa, incluindo 100% das mensalidades, taxas e livros. No Brasil, atualmente, mais de 200 funcionários estão realizando seus estudos com o incentivo do Programa.

