Onze cidades brasileiras entram em situação de emergência
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Os municípios foram atingidos por chuvas intensas, inundações, estiagens e secas

Os municípios atingidos pertencem às regiões Norte, Nordeste e Sul do País (Foto: Nelson Antoine/Shutterstock)
21/07/2022 | 13:05 – A Defesa Civil Nacional adicionou 11 cidades brasileiras à lista de municípios em situação de emergência. A portaria que contém os reconhecimentos federais foi publicada nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial da União (DOU), em vista dos desastres naturais que atingiram as regiões Norte, Nordeste e Sul do país.
Os municípios atingidos por chuvas intensas são: Paulo Jacinto, em Alagoas; Ribeira do Pombal, na Bahia; Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte; Xexéu e Itaíba, em Pernambuco; e Santa Rosa de Lima e Santa Rosa do Sul, em Santa Catarina.
A cidade de Anori, no Amazonas, por sua vez, foi listada em via de inundações, ao passo que as cidades de Muquém do São Francisco (BA) e Monsenhora Tabosa (CE) entraram na lista por conta de um período de estiagem severa.
A cidade de Paulistana, no Piauí, por fim, foi caracterizada como município em situação de emergência devido à seca — uma ausência de chuvas ainda mais longa do que a estiagem.
Depois que a solicitação de reconhecimento de situação de emergência é homologada pelos municípios ou estados, através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), ela passa pela análise da Defesa Civil Nacional — que examina questões como metas e valores solicitados.
As requisições, providenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), abrangem o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. Quando aprovadas, elas são publicadas através de uma portaria no DOU, com a especificação do montante a ser liberado.

