Ociosidade na construção atinge menor nível dos últimos dois anos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Sondagem Indústria da Construção identifica melhora na confiança dos empresários e na intenção de investimentos no setor. Pesquisa ouviu 615 empresas em outubro
Empresários se mostram mais otimistas e com maior intenção de realizar investimentos nos próximos meses (crédito: dotshock/shutterstock)
01/11/2017 | 10:20 – A capacidade operacional das empresas da construção civil cresceu pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 58% em setembro e registrando o melhor resultado do indicador nos últimos dois anos. Os dados são da Sondagem Indústria da Construção, divulgada na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os empresários do setor se mostram otimistas. O Índice de Confiança do Empresário também aumentou pelo terceiro mês seguido e em setembro esteve acima da média histórica de 52,6 pontos, com 53,8 pontos. Um resultado semelhante foi visto no indicador que mede a intenção de investimentos, que está em 30,4 pontos - 2,8 pontos acima do registrado em outubro do ano passado.
Entre os principais problemas enfrentados no terceiro trimestre do ano, o aumento da carga tributária lidera o ranking, com a opinião de 32,3% dos investidores. Em seguida vem a demanda interna insuficiente (30,6%), a falta de capital de giro (27,7%) e a taxa de juros elevada (27,2%).
A Sondagem Indústria da Construção de setembro foi feita entre 2 e 17 de outubro com 615 empresas, sendo 204 de pequeno porte, 287 de médio e 124 de grande porte.
Leia também:
Saldo de empregos na construção é positivo pelo segundo mês seguido
Empresários da construção veem sinais de recuperação do setor

