Obra emergencial tenta conter erosão em praia na zona Oeste do Rio
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Com duração prevista de quatro meses, serviços foram contratados após desabamento de parte do calçadão, que provocou interdição de vias e edifícios próximos
Para segurança de moradores e pedestres, foram interditados trechos da orla e da Estrada do Pontal (crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
24/10/2017 | 12:45 – A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou na semana passada as obras de contenção da erosão na Praia da Macumba, situada no Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste da cidade. Há cerca de duas semanas, uma parte do calçadão começou a ceder e dois quiosques foram levados pela força do mar. Como medida de segurança, trechos do calçadão, da Estrada do Pontal e áreas de prédios próximos foram interditados.
Embora os efeitos da erosão estejam aparecendo somente agora, um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a pedido da prefeitura mostrou a necessidade de executar o reforço estrutural no muro da orla desde 2005. Inicialmente a solução seria a instalação de um estanque no calçadão, mas devido ao estágio avançado da erosão, será necessário implantar na frente e atrás do muro algumas bolsas preenchidas de concreto – também conhecidas como entroncamento sintético. A medida promete proteger as construções que estão no raio monitorado pela Defesa Civil.
A obra – contratada em caráter emergencial – tem o prazo de quatro meses e custará R$ 14,5 milhões.
Com informações da Agência Brasil
Leia também:
RJ espera arrecadar R$ 2,9 bilhões com privatização da Cedae

