menu-iconPortal AECweb

Obra de contenção de encosta na região noroeste de Belo Horizonte é concluída

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Realizado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), o trabalho recebeu financiamento da Caixa Econômica Federal e integra o PAC Encostas

Obras de contenção de encostas
Na Vila Nova Cachoeirinha, a encosta já havia registrado alguns escorregamentos de terra (Foto: Divulgação/Urbel)

29/09/2021 | 14:20 – Foram concluídas neste mês de setembro as obras de contenção de encostas executadas na Vila Nova Cachoeirinha, região noroeste de Belo Horizonte. Realizado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), o trabalho recebeu financiamento da Caixa Econômica Federal e integra o PAC Encostas, iniciativa que visa tratar as encostas localizadas em pontos da capital mineira que têm risco geológico elevado. O investimento total é de R$ 9,5 milhões, valor também destinado a intervenções nas vilas Jardim Alvorada, Cabana, Jardim Felicidade, Nossa Senhora Aparecida e Conjunto Minas Caixa.

De acordo com Nara Júlio Ribeiro, engenheira da Urbel e responsável pelas obras, o trabalho envolve a retirada de famílias que estejam em situações de risco, remoção de entulho, limpeza, contenção de encostas, execução de sistemas de drenagem, construção de escadarias e pavimentação. No escopo está, também, o aproveitamento de espaços remanescentes para implantação de equipamentos de lazer e esporte, como áreas de convivência e quadras.

Na Vila Nova Cachoeirinha, a encosta tinha 18 m de altura e já havia registrado alguns escorregamentos de terra. No local, foi realizado o tratamento de contenção em solo grampeado, além da execução da descida d’água, da canaleta de drenagem e dos muros.

Reassentamento

Além das intervenções nas encostas, o contrato prevê a execução de dois conjuntos habitacionais que receberão uma parcela das 68 famílias atingidas pelas remoções. O primeiro empreendimento fica no bairro Palmeiras e está na etapa de obras. Este condomínio contará com oito unidades habitacionais. O segundo, em fase de projeto, terá 24 unidades habitacionais e será construído no bairro Engenho Nogueira.

As intervenções das outras vilas que integram o PAC Encostas (Jardim Alvorada, Cabana e Jardim Felicidade) estão na fase de projeto.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: