menu-iconPortal AECweb

Novos sistemas eletrônicos gerenciam operações dos equipamentos

Texto: Redação PE


Sistema de gerenciamento da lâmina evita paradas das motoniveladoras, para acompanhamento topográfico (Divulgação/ Case)

Os fornecedores de equipamentos estão desenvolvendo sistemas eletrônicos embarcados para possibilitar melhor retorno aos clientes sobre o custo operacional da frota. Esses sistemas podem fazer, por exemplo, o acompanhamento do trabalho das máquinas, aferição da operação e controle para redução de acidentes.

A Sotreq, por exemplo, desenvolveu a tecnologia Cat MineStar para ajudar na redução de acidentes em mineradoras, diminuindo a quantidade de pessoas dentro das minas e aumentando em até 30% a produtividade nesses locais, segundo a empresa. Entre algumas características, o sistema é dividido em módulos que aprimoram a percepção do operador sobre o ambiente, identificam sinais de fadiga, trabalham com radares e câmeras para detectar aproximação pessoas e outros equipamentos.

A Case Construction e a Moba do Brasil também desenvolveram sistemas eletrônicos embarcados, ambos para o gerenciamento da lâmina de tratores de esteiras e motoniveladoras, e da caçamba de escavadeiras. De acordo com as fabricantes, esses sistemas eliminam as paradas que normalmente são feitas para o acompanhamento topográfico nos pontos de terraplenagem.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: