Novo selo promete simplificar certificação sustentável no Brasil
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Com ajuda da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Banco Mundial quer disseminar certificação Edge a construtoras de pequeno e médio porte brasileiras

O selo Edge simplifica os trâmites para conquista da certificação de edifícios verdes (crédito: Olga Kashubin/shutterstock)
29/05/2017 | 17:30 – O International Finance Corporation (IFC), entidade de fomento a iniciativas privadas ligada ao Banco Mundial, vai divulgar no Brasil o selo de sustentabilidade Excellence in Design for Greater Efficiencies (Edge). A iniciativa contará com apoio da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), que a partir de junho realizará treinamentos sobre a certificação em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.
De acordo com o consultor de Cidades e Negócios Sustentáveis do IFC, Edward Borgstein, a certificação é realizada por meio de uma plataforma digital que simula a eficiência ambiental dos projetos e determina quais ajustes são necessários nos projetos.
Para a conquista do selo é importante que as obras reduzam 20% do uso de água, 20% de energia do empreendimento e 20% da energia utilizada na produção de materiais. Por ser mais prático e simples, torna-se mais acessível para que empresas de pequeno e médio porte certifiquem seus empreendimentos.
A entidade ligada ao Banco Mundial deve passar a exigir a certificação Edge dos projetos que solicitarem financiamento em suas linhas de crédito.

