Novo plano quer recuperação urbanística do centro do Rio de Janeiro
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Projeto abrange uma série de incentivos fiscais e edilícios, além de permissões de novos usos para promover a construção de moradias e o retrofit de prédios comerciais

O objetivo é estabelecer um plano urbano robusto e integrado que garanta adensamento populacional, incentive a renovação do espaço público e recupere a atividade socioeconômica da região (Créditos: Nido Huebl/ Shutterstock)
27/01/2021 | 16:59 - A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro lançará no início do ano legislativo, o plano urbano Reviver Centro, um conjunto de decretos e um projeto de lei que visam estimular a recuperação social, econômica e urbanística do centro da capital.
O projeto abrange uma série de incentivos fiscais e edilícios, além de permissões de novos usos para promover a construção de moradias e o retrofit de prédios comerciais, convertendo-os em edifícios de uso residencial ou misto.
O projeto também prevê a concessão de benefícios a empreendedores que participem do programa de locação social que a Prefeitura irá lançar, com público-alvo de estudantes universitários, cotistas e servidores públicos. O Reviver Centro também incorporará o edital Pró-Apac, que oferecia benefícios aos donos de imóveis históricos interessados em sua recuperação.
O objetivo é estabelecer um plano urbano robusto e integrado que garanta adensamento populacional, incentive a renovação do espaço público e recupere a atividade socioeconômica da 2ª Região Administrativa, o Centro Comercial e Histórico da cidade, impactado nos últimos anos pela crise econômica e, em especial, pela pandemia do novo coronavírus.
“O Centro do Rio é uma cidade de cinco minutos. Saindo de uma estação de metrô, trem ou vlt você acessa, em uma caminhada de cinco minutos, restaurantes, museus, comércios. Tem-se de tudo ali. Esse território de cinco minutos é fantástico para moradia. Com o plano, a gente busca incentivar a moradia, a recuperação urbana, tudo ao mesmo tempo, permitindo que esta área possa ser revitalizada”, explica o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, que trabalha no desenvolvimento do conjunto de ações a serem lançadas.

