“Novembro Azul” leva conscientização para construção civil
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Cidades da região de Ribeirão Preto recebem unidade móvel em campanha de prevenção
Os trabalhadores da construção civil de Ribeirão Preto e região participam neste mês do “Novembro Azul”, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, promovida em conjunto pelo SindusCon-SP e o Seconci-SP.
A ação acontece em canteiros de obra, construtoras e na unidade do Seconci-SP em Ribeirão Preto (Av. Independência, 284 – Centro – Tel: 3604-0300), com palestras e exames.
Além disso, a Unidade Móvel Seconci-SP estará presente em cidades da região. A primeira a receber a visita foi Franca, onde cerca de 40 trabalhadores foram orientados sobre a importância da prevenção e cuidados nos canteiros das empresas CV Lopes (Edifício Atlântico Sul) e R. Pagano (Monte Carlos Residencial).
Em 11 de novembro, a Unidade Móvel estará em São Carlos. Pela manhã, a ação acontece em um dos canteiros da R. Pagano. À tarde, será na Athena Empreendimentos, no canteiro do Edifício São Nicolau (Avenida Major José Inácio, 1757). “A presença da unidade em nosso canteiro é mais um incentivo para que o trabalhador esteja sempre alerta em relação à saúde”, afirma Celso Martinez Júnior, diretor da Athena Empreendimentos.
Fechando a semana, na sexta-feira (13), será a vez de Jaboticabal receber a visita. A Unidade Móvel Seconci-SP estará até às 13h na Avenida Major Novais, no Centro, atendendo à funcionários das construtoras Guzzo e Venire.
“Levando os exames e a orientação até o canteiro de obras é possível atingir trabalhadores que muitas vezes não iriam até a unidade de saúde para realizar os exames”, diz o diretor da Regional do SindusCon-SP em Ribeirão Preto, Fernando Junqueira, ressaltando o empenho das entidades em ações de conscientização. “Queremos que essa mudança de cultura chegue às casas dos trabalhadores, que todos sejam multiplicadores das iniciativas”.
Outubro Rosa
No mês passado, a ação envolveu as mulheres, como parte da campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de alertar sobre o câncer de mama. Foram realizadas palestras de orientação nas construtoras e na sede do Seconci-SP, onde também aconteceram exames e atendimentos ginecológicos às funcionárias de construtoras e familiares dos trabalhadores.
“Com a campanha conseguimos ampliar em cerca de 30% o número de exames ginecológicos na unidade”, informou Agnaldo Silva, gerente do Seconci-SP – Região Oeste.

