Novas barragens vão ampliar fornecimento de água no interior de SP
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Os reservatórios Duas Pontes e Pedreira vão atender cerca de 5,5 milhões de habitantes e 22 municípios da região

Os reservatórios Duas Pedras e Pedreira irão auxiliar o sistema da Cantareira em períodos de estiagem (crédito: hxdyl/ shutterstock)
09/06/2017 | 17:30 – O governo do Estado de São Paulo autorizou a construção de duas barragens na bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), na região de Campinas. O governador Geraldo Alckmin assinou o contrato na quarta-feira (7/6).
As obras ficam abaixo da cota do complexo Cantareira e vão auxiliar o sistema em épocas de pouca chuva. O reservatório de Duas Pontes, no rio Camanducaia, terá capacidade de armazenamento de 53,4 milhões de m³ e vazão de 8,7 mil l/s. Sua superfície ocupará uma área de 8,8 km². O reservatório de Pedreira, no rio Jaguari, ocupará 4,3 km² e terá armazenará 31,9 milhões m³ de água, com vazão de 8,5 mil l/s. Ao todo, o conjunto vai atender mais de 5,5 milhões de habitantes de 22 municípios da região.
As obras foram orçadas em R$ 782 milhões, que serão custeados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pelo banco de desenvolvimento latino americano CAF.

