Norma aborda projeto e execução de paredes de concreto pré-moldado
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Texto traz recomendações para melhorar as amarrações entre os painéis e evitar o risco de colapso estrutural progressivo
A norma estabelece requisitos e procedimentos para o projeto, produção e montagem de painéis pré-moldados (crédito: Ari N/Shutterstock.com)
05/05/2017 – Publicada em março, a nova norma NBR 16.475/2017 – Painéis de Parede de Concreto Pré-moldado - Requisitos e procedimentos já está valendo para quem trabalha com a tecnologia. O novo texto define diretrizes para projetar, produzir e executar obras com o sistema construtivo de paredes estruturais e não estruturais com painéis pré-moldados.
Segundo o engenheiro Augusto Pedreira de Freitas, conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) que participou da elaboração da norma, uma das principais contribuições práticas do documento envolve as recomendações para evitar o colapso progressivo - quando uma falha pontual na estrutura se propaga para o restante da construção. Pedreira salienta o conceito de amarrações mínimas entre os elementos pré-moldados, que proporcionam maior rigidez nas ligações e reduzem o risco desse tipo de acidente.
A NBR 16.475/2017 está à venda no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tem 61 páginas e custa R$ 194.

