menu-iconPortal AECweb

Nordeste atinge marca recorde de abastecimento de energia eólica

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Com as frequentes secas que afetam o abastecimento hidrelétrico na região, energia proveniente dos ventos atingiu 64% da carga no último dia 30 de julho


Um dos parques eólicos da região Nordeste, localizado entre Barreirinhas e Paulino Neves, no Maranhão (crédito: Secap/Governo do Estado do Maranhão)

12/09/2017 | 17:43 –  A região Nordeste brasileira atingiu uma marca recorde no dia 30 de julho: cerca de 64% da energia consumida foram provenientes de fontes eólicas de abastecimento. O número foi divulgado por Luiz Eduardo Barata, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), durante o evento Brazil Windpower 2017.

De acordo com o diretor do órgão, até meados de 2009 a energia hidrelétrica, proveniente principalmente das usinas da Bacia São Francisco, era a maior responsável pelo abastecimento da região. Entretanto, com a estiagem que atinge o interior do País nos últimos anos, a energia eólica começou a ganhar protagonismo. Um dos motivos para a escolha foram os “ventos excepcionais e constantes, que proporcionam uma capacidade de geração que se situa entre as melhores do mundo”, segundo Barata.

Atualmente a fonte eólica corresponde a 6% da capacidade enérgica brasileira, com capacidade para aumentar até 12% em 2021.

Leia também: Brasil está entre os 10 maiores geradores mundiais de energia eólica

Primeiros geradores eólicos de São Paulo entram em operação

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: