menu-iconPortal AECweb

Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado em 31 de julho

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A reinauguração terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do museu. O acesso ao público seguirá as restrições das medidas de prevenção contra a covid-19

Reconstrução teve o intuito de manter os conceitos do projeto de intervenção original do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro, em 2006 (Créditos: Vinicius Bacarin/ Shutterstock)

21/07/2021 | 16:58 - No dia 31 de julho, será realizada a cerimônia de reabertura do Museu da Língua Portuguesa, localizado na Luz, zona central da capital paulista. O espaço está fechado para reformas desde dezembro de 2015, quando foi atingido por um incêndio de grandes proporções.

A reinauguração terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do museu. O acesso ao público seguirá as restrições das medidas de prevenção contra a covid-19, portanto os ingressos devem ser adquiridos pela internet, com dia e hora marcados. Quarenta pessoas poderão entrar no museu a cada 45 minutos. Cada visitante receberá um chaveiro touchscreen para que não seja necessário tocar nas telas interativas.

OBRAS

As obras do museu tiveram investimento total de R$ 85,8 milhões e a realização ficou por conta da Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério do Turismo, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo de São Paulo. A gestão é feita pela organização social ID Brasil Cultura, Educação e Esporte.

A reconstrução teve o intuito de manter os conceitos do projeto de intervenção original do arquiteto Paulo Mendes da Rocha (falecido este ano) e seu filho Pedro, em 2006, mas foi aperfeiçoado.

Os trabalhos incluíram a recuperação das fachadas, a reconstrução da cobertura e a adaptação dos espaços internos. Também foi melhorada a infraestrutura do local e foram instalados sprinklers para aumentar a segurança contra incêndios. Além disso, foram incluídos novos espaços no local, como um mirante e um café no terraço, ampliando a área ocupada do museu.

O novo Museu da Língua Portuguesa irá oferecer exposições inéditas, entre elas as seções Línguas do Mundo, que irão destacar 23 das mais de 7 mil línguas faladas no mundo atualmente; e Falares, que traz os diferentes sotaques e expressões da língua portuguesa no Brasil.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: