menu-iconPortal AECweb

Município mineiro ampliará atendimento ao construir nova Casa do Cidadão

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Novo espaço terá estrutura de 1.200 m², e o início da construção está previsto para junho

foto da camara municipal de extrema em minas gerais
A Casa do Cidadão consiste em um anexo do Legislativo (Foto: Câmara Municipal de Extrema/Reprodução)

15/03/2022 | 14:39 – Para poder ofertar novos serviços gratuitos à população mineira de Extrema, a Câmara dos Vereadores do município anunciou a construção de uma nova Casa do Cidadão. O espaço terá 1.200 metros quadrados, e o início da construção está previsto para junho deste ano.

A Casa do Cidadão consiste em um anexo do Legislativo, e a construção de sua própria sede promete, além de tudo, maior economia aos cofres públicos, segundo o governo de Extrema. O projeto inclui espaço moderno com salas amplas e arejadas, possibilidade de geração de novas atividades — como a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) — e grande desenvolvimento no atendimento comunitário.

“O novo prédio vai oferecer uma estrutura adequada à demanda da Casa do Cidadão. O croqui da obra está sendo desenvolvido com foco na melhor acessibilidade da população, criando condições apropriadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, rota acessível, banheiros e elevadores com acessibilidade completa, mapa tátil e outras benfeitorias”, comentou o vereador Sidney Soares Carvalho, presidente do Legislativo.

A iniciativa só depende, atualmente, da aprovação dos órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros, da concessionária de energia e da Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura.

A estrutura terá três pavimentos. No térreo, ficarão os banheiros — adaptados para portadores de necessidades especiais — e a garagem, com capacidade para dez veículos.

No primeiro andar, por sua vez, o cidadão extremense encontrará recepção, sala de triagem, gerência do UAI, almoxarifado, seis banheiros, salas de espera e de reuniões, cozinha, salas de supervisão, espaço amplo para baias de atendimento, depósito de material de limpeza (DML) e lavanderia.

Já o segundo andar terá salas de atendimento do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), do Procon, DML e lavanderia. Além disso, ainda incluirá quatro banheiros, almoxarifado, cozinha, salas de coordenação do CAC e, para os atendentes da Casa do Cidadão, recepção e sala de espera.

No terceiro e último andar, por fim, estarão os 11 gabinetes dos vereadores que prestarão atendimento também no novo prédio, recepção com ala de espera, sala para reuniões e de gerência administrativa, quatro banheiros adaptados e cômodos destinados para limpeza e lavandeira.

“Hoje estamos funcionando em imóvel locado, o que onera o orçamento. Com a nova obra iremos gerar maior economia com o dinheiro público, possibilitando assim soluções econômicas no planejamento financeiro do Legislativo e priorizando a projeção de diversas benfeitorias no atendimento e na prestação de serviços à comunidade”, destacou o diretor administrativo-financeiro, Danilo de Morais.

O futuro endereço da Casa do Cidadão foi escolhido a dedo, devido à logística favorável que atende a população que reside na zona rural, além de considerar a proximidade com linhas de transporte coletivo e a acessibilidade para pessoas deficientes.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: