menu-iconPortal AECweb

Mulheres procuram cada vez mais o curso de Mestre de Obras

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O curso teve grande procura na região de Santo André: 124 candidatos disputaram as 35 vagas existentes

A Regional do SindusCon-SP em Santo André iniciou em fevereiro mais uma turma do curso Mestre de Obras, resultado de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Mais uma vez o curso teve grande procura na região: 124 candidatos disputaram as 35 vagas existentes.

A Regional identificou que, nos últimos anos, tem aumentado a procura por mulheres. Quatro delas já receberam certificados, e neste ano, mais uma conseguiu passar na prova classificatória para realizar o curso, a aluna Márcia da Silva. Ela conta que, após fazer outros cursos de qualificação da parceria entre SindusCon-SP e Senai-SP, foi se interessando cada vez mais pela construção civil.

“Neste período surgiu a oportunidade de me inscrever no curso de Mestre de Obras. Foi quando enxerguei a oportunidade de me aprofundar neste universo que é a construção civil”, comenta. No curso, Márcia espera aprender técnicas utilizadas que lhe permitam exercer sua nova função com segurança, além de adquirir conhecimentos para gerenciar equipes e atividades inerentes ao cargo.

Duas mulheres estavam entre os 29 mestres de obras que receberam certificados pela participação no curso do ano passado, que teve baixo índice de desistência, já que o número de inscritos foi de 35 alunos.

A formanda Nara Bárbara, funcionária de um escritório de engenharia, diz que o curso agregou conhecimentos à sua formação. Ela, que já é técnica em edificações, destacou o aprimoramento em gestão. “Fiz o curso por amar essa área, quero demais trabalhar ativamente no ramo da construção civil. Não penso em parar. Este é um segmento em que sempre temos algo a aprender. Não quero ficar na zona de conforto. Quero alçar voos maiores”, ressalta.

Outro formando, Manoel Messias da Silva, funcionário da Ponto Forte Construções e Empreendimentos, diz que além do conhecimento adquirido, o curso ajudou a direcionar sua carreira. “O curso foi ótimo para mim, fui promovido na empresa para Encarregado de Obras”, comemora.

Vera Lúcia Correia Brito, formada em 2014, que trabalhava no almoxarifado de uma construtora enquanto fazia o curso, disse que depois de formada percebeu o quanto os novos conhecimentos lhe trouxeram outras oportunidades, uma delas a promoção para o cargo de encarregada de obras na mesma empresa.

“Qualificar cada vez mais profissionais é a melhor forma que temos de aprimorar os trabalhos realizados em nosso setor. Essa evolução profissional também tem reflexos na vida pessoal, aumentando a autoestima e melhorando a situação financeira de cada um. Isso serve de estímulo para que outras pessoas sigam o mesmo caminho”, avalia Sergio Ferreira dos Santos, diretor da Regional.

Fonte: SindusCon-SP
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: