menu-iconPortal AECweb

Morro desliza no centro de Ouro Preto e atinge duas casas

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O acidente não causou nenhuma vítima até o momento

Morro de Ouro Preto que desmoronou
Os dois casarões faziam parte do patrimônio histórico da cidade (Foto: G1/Reprodução)

13/01/2022 | 17:28 – A cidade de Ouro Preto vivenciou um acidente natural hoje (13) pela manhã. Parte do Morro da Forca deslizou, atingindo dois casarões históricos, e, como a área já havia sido evacuada, não registrou nenhuma vítima.

Bombeiros e técnicos da Defesa Civil municipal têm monitorado o local, e afirmaram que os dois casarões faziam parte do patrimônio histórico da cidade, já que eles haviam sido tombados. A rua em que o infortúnio aconteceu foi interditada, os moradores não receberam autorização para voltar às suas casas e a área ao redor ainda é considerada como instável, devido às fortes chuvas em Minas Gerais.

“Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos”, informou o Corpo de Bombeiros, em nota. O deslizamento aconteceu por volta das 9 horas da manhã, pouco tempo depois do acionamento à corporação por pessoas que notaram o talude afundando.

Dentre os indivíduos que notaram o declive do Morro da Forca, está Fábio Rogério Alves, de 44 anos, que comanda uma barbearia a 300 metros do local. Acompanhado de outras duas pessoas, logo após notar os primeiros sinais de que o local estava cedendo, os três já interromperam o trânsito e alertaram aos visitantes.

Ele também contou que os casarões estavam interditados há vários anos, e que já houve um deslizamento semelhante, no mesmo local, em 2011. “O terreno ali é bem instável”, explicou. A rua em que o acidente aconteceu chama-se Rua Diogo de Vasconcelos.

As rodovias estaduais MG 129 e MG 030, que dão acesso à Ouro Branco, e a ponte do bairro Liberdade, que dá acesso à Mariana, estão somente em meia pista. Já nas estradas federais, a interrupção acontece na BR 356, após Itabirito. Na BR 262, que liga ao município de Ponte Nova, a interrupção aconteceu em um ponto próximo à entrada da cidade de Furquim.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: