menu-iconPortal AECweb

Montadora chinesa anuncia a criação de pontos de recarga elétrica em SP

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

GWM comprou planta da antiga fábrica da Mercedez-Benz, no interior paulista, e investirá mais de R$ 10 bilhões na produção de SUVs e picapes eletrificados

foto da placa da fábrica da GWM, com o nome e logo da empresa. Tem um estacionamento ao fundo, com dois carros estacionados. Tudo ao ar livre e com pouca vegetação atras da placa, a nao ser grama
Os cálculos apontam para a criação de, ao menos, 2 mil empregos de curto prazo com a iniciativa (Foto: GWM/Divulgação)

17/03/2022 | 16:11 – No último dia 16, a GWM, em parceria com o Governo Estadual de São Paulo, anunciou a implantação de 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos nas principais cidades do estado.

Após a aquisição da planta da antiga fábrica da Mercedez-Benz em Iracemápolis, no interior paulista, a montadora chinesa contou que a atividade faz parte do investimento de R$ 10 bilhões na produção de veículos 100% eletrificados e híbridos, que serão fabricados nos próximos meses.

Os cálculos apontam para a criação de, ao menos, 2 mil empregos de curto prazo com a iniciativa. Os pontos de recarga serão dispositivos necessários aos compradores dos primeiros veículos da montadora no Brasil, com estimativa de produção de 100 mil veículos por ano.

A alimentação da rede de recarga desses pontos também já tem origem preestabelecida: a energia proveniente de placas fotovoltaicas. De início, serão instalados pontos específicos de abastecimento. A segunda fase, entretanto, prevê a inauguração de uma série de eletropostos, também presentes em outros estados ao longo dos próximos anos.

O carregamento será gratuito e poderá ser encontrado nos pontos de venda e serviços da GWM, que não restringirá a recarga a veículos da marca — ou seja, outros modelos de automóveis também poderão usufruir dos pontos de recarga.

Grandes estabelecimentos — como shoppings, supermercados e estacionamentos — também ganharão estações de carregamento dos automóveis.

O projeto da GWM contempla a formação de uma rede de parceiros, fornecedores e startups ao longo da efetivação da iniciativa. Eles terão participação ativa no desenvolvimento do ecossistema de eletrificação no Brasil, de forma que colaborem, efetivamente, nas tecnologias de mobilidade sustentável a partir de energia limpa, renovável e de baixo custo. O intuito é, em poucas palavras, fomentar a descarbonização da frota brasileira.

Os carros fabricados pela GWM contemplarão SUVs e picapes 100% eletrificados. Essa será a maior base de produção da empresa fora da China, que tem o intuito de se tornar um centro de exportação para a América Latina.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: