menu-iconPortal AECweb

Módulo da Construção Civil do Sigor acaba de ser oficializada

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O Sigor é um sistema online para gerenciar as informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no Estado, da sua geração à destinação final, passando pelo transporte

A instituição do Módulo Construção Civil do Sigor (Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo) foi oficializada pela Secretaria de Meio Ambiente por intermédio da publicação da Resolução SMA 81, em 6 de outubro.

A Resolução estabelece que o Módulo terá um Grupo Gestor integrado por 3 representantes da SMA, 5 da Cetesb e 2 do SindusCon-SP, a serem designados em até 30 dias. O Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais, vinculado à vice-presidência da Cetesb, será responsável pela coordenação do Sigor.

Caberá ao Grupo Gestor, em relação ao sistema: planejar e coordenar o desenvolvimento e implementação; definir requisitos, conteúdo e funcionalidades; mantê-lo atualizado; validá-lo, e elaborar informações de conteúdo. Os gestores ainda deverão propor normas, legislação ou outros instrumentos pertinentes, planejar e viabilizar os treinamentos de capacitação técnica e organizar eventos de divulgação.

Caberá à Cetesb a implementação e administração da operação do Módulo Construção Civil. Em anexo, a Resolução estabelece as diretrizes para essa implementação.

Por iniciativa do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, o Sigor foi criado a partir de convênio assinado entre o sindicato, a SMA e a Cetesb. Trata-se de um sistema online para gerenciar as informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no Estado, da sua geração à destinação final, passando pelo transporte. Assim, possibilitará que esses resíduos sejam transportados e destinados de forma responsável e ambientalmente adequada. Um projeto piloto do Módulo Construção Civil, o primeiro do Sigor, está sendo testado em Santos e deverá ser estendido a mais 9 municípios do Estado até o final do ano.

Fonte: Sinduscon
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: