MME quer ampliar em 21% a oferta de energia per capita do Brasil até 2029
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Ministro das Minas e Energia apresentou o programa de ação da pasta para estimular o setor, ampliar a presença no comércio internacional e dinamizar a economia

Segundo o ministério, o desafio será aumentar a capacidade de geração de energia em 44% e transmitir o insumo em 38% até 2029 (Créditos: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)
17/02/2020 | 11:44 - Em almoço realizado com empresários e representantes de empresas e organizações da área da construção civil e habitação em São Paulo, o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, apresentou o programa de ação da pasta para estimular o setor, ampliar a participação no comércio internacional e dar dinamismo à economia.
Segundo Albuquerque, o ministério visa aumentar em 21% a oferta de energia per capita em 10 anos. Para isso, o desafio será aumentar a capacidade de geração de energia em 44% e transmitir o insumo em 38% até 2029. Os investimentos setoriais totais devem chegar a R$ 2,3 trilhões em 10 anos.
Entre as medidas necessárias para estes objetivos está a ampliação das exportações e da atividade mineral. A expectativa do Ministério de Minas e Energia (MME) é que o Brasil se torne o quinto maior produtor de petróleo do mundo em 2029, esteja entre os cinco maiores exportadores mundiais e tenha 14% da participação do gás na oferta de energia, dobrando a produção de biocombustíveis.
Leia também:
Aberta chamada para seleção de projetos de alta eficiência energética
BNDES destinará R$ 1,3 bi para a construção de parques eólicos na PB
Geração distribuída de energia é tema de audiência pública na Câmara

