Ministério do Planejamento autoriza a retomada de obras no MIS-RJ
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Governo articulou a liberação dos recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Obras, que começaram em 2010, têm previsão de conclusão em 2019

O MIS está sendo construído na orla da praia de Copacabana (crédito: shutterstock.com / Catarina Belova)
24/08/2018 | 17:36 – O Ministério do Planejamento, por meio da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) autorizou, no último dia 23, a liberação de recursos para a retomada das obras do Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro. A construção, iniciada em 2010, tem previsão de término em 2019.
Em 2016, após diversos imbróglios, o contrato entre o governo e a empreiteira foi rompido e as obras paralisadas. Em 2017, se encerrou o prazo do contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para conseguir a liberação do financiamento por meio de um termo aditivo, foi necessária a realização de uma série de esforços acordados em março, em reunião no Ministério da Cultura (MinC) que definiu um cronograma para a liberação dos recursos.
Além do auxílio com a liberação do financiamento, o Governo também injetou cerca de R$ 70 milhões no projeto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agora o edital de licitação e contratação de uma nova empreiteira passará pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Em nota, o Governo espera concluir as obras em 12 meses.
Museu da Imagem e do Som – RJ
A nova sede, localizada na praia de Copacabana, terá 9,8 mil m², divididos em oito pavimentos. Entre os espaços, destacam-se salas para atividades educativas, um cine-teatro-auditório de 280 lugares e um mirante com cinema ao ar livre.

