menu-iconPortal AECweb

MG captará água do Rio São Francisco para abastecer Montes Claros

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Obras garantirão abastecimento de água a cerca de 430 mil pessoas da região, pelos próximos 30 anos

Obra complementa o Sistema Pacuí, implementado em 2018, e abastecerá os municípios de Montes Claros, Coração de Jesus e Ibiaí (Créditos: PanicAttack/ shutterstock)

27/01/2021 | 16:48 - O Governo de Minas Gerais e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assinaram ordem de serviço para início das obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Montes Claros – Sistema São Francisco, em Ibiaí, no norte do Estado. As obras garantirão abastecimento de água a cerca de 430 mil pessoas da região, pelos próximos 30 anos.

O empreendimento deverá captar água por meio de balsas flutuantes instaladas no rio São Francisco, em Ibiaí, e na sequência será feito o transporte da água bruta até a Estação de Tratamento de Água – ETA, localizada no município. Após o tratamento, a água será conduzida por meio de um sistema de adutoras, composto por quatro elevatórias de água tratada até o reservatório situado na área de Estação de Tratamento de Água - ETA Pacuí, em Coração de Jesus.

As obras têm investimento de R$ 257,3 milhões, provenientes da contratação de operação de crédito de longo prazo realizada pela Copasa junto ao Banco Europeu de Investimentos (BEI). Os trabalhos devem ser finalizados até maio de 2022 e o sistema terá capacidade de captação de 500 litros por segundo.

A obra complementa o Sistema Pacuí, implementado em 2018, e, além de abastecer Montes Claros, prevê também o abastecimento dos municípios de Coração de Jesus e Ibiaí.

Segundo o superintendente da Unidade de Negócio Norte, Eduardo Luiz Rigotto, o Sistema São Francisco, em conjunto com o Sistema Pacuí, garantirá maior flexibilidade operacional ao sistema de distribuição de água em Montes Claros, permitindo, nos períodos chuvosos, a recuperação do Sistema Verde Grande / Reservatório de Juramento.

“Com a diminuição das chuvas no Norte de Minas, a barragem de Juramento não tem recuperado a capacidade de armazenamento de água no período chuvoso, por isso, a obra é necessária para suprir o déficit de escassez hídrica e garantir o abastecimento de água nos próximos 30 anos, para 100% da população de Montes Claros”, conclui.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: