menu-iconPortal AECweb

Mercado imobiliário mostra tendência de recuperação no 2º semestre

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Conforme dados da plataforma Rede de Obras, mês de junho interrompeu uma série de quatro meses consecutivos de queda nos lançamentos imobiliários

A pesquisa revela que a alta foi fortemente influenciada pelo desempenho do mercado imobiliário na região Sudeste do País, que somou 16,6 mil unidades residenciais lançadas no mês (Créditos: HelloWorldTeam/ Shutterstock)

14/07/2020 | 16:56 - Um levantamento realizado pela plataforma Rede de Obras, que sistematiza informações sobre o andamento de projetos e obras no Brasil, aponta uma tendência de recuperação do segmento residencial para o segundo semestre. Após uma série de quatro meses consecutivos de queda nos lançamentos imobiliários, o número de novas unidades residenciais colocadas à venda no mercado em junho cresceu 1,76% em comparação com o mês anterior.

Segundo a base de dados da plataforma, 23,1 mil novas unidades foram lançadas em junho, cerca de 400 unidades lançadas a mais do que em maio. A pesquisa revela que a alta foi fortemente influenciada pelo desempenho do mercado imobiliário na região Sudeste do País, que somou 16,6 mil unidades residenciais lançadas no mês, aumento de 7,79% frente a maio (15,4 mil imóveis).

Otimismo no setor

Os resultados trazem otimismo após um primeiro semestre de queda revelada pelos resultados trimestrais consolidados de 2020, decorrentes da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Segundo a plataforma Rede de Obras, foram lançadas, no Brasil, 68 mil unidades residenciais no segundo trimestre de 2020, retração de 20,9% em comparação com o trimestre anterior, quando os lançamentos somaram 86 mil unidades. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a queda foi de 83%.

Mesmo com a queda no número de lançamentos, houve um aumento no número de unidades em fase de projeto no País. No primeiro trimestre, havia um total de 733 mil unidades sendo projetadas; no segundo trimestre, esse número saltou para 744 mil unidades – um crescimento de 1,5%. A Região Sul lidera a retomada dos empreendimentos em fase de projeto, com crescimento de 17% no ano - 73,5 mil unidades no 1 trimestre contra 86 mil no segundo trimestre.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: