menu-iconPortal AECweb

Mar volta a causar danos na Praia da Macumba, na zona oeste do Rio

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Três meses após o fim das obras emergenciais para conter erosão, ondas derrubam sacos de areia colocados como proteção. Tribunal de Contas do Município pede explicações


Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente informou que não há risco de colapso da estrutura refeita (crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

21/06/2018 | 11:25 – O mar agitado provocou novos danos em parte da contenção executada na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro. A prefeitura da cidade terminou as obras há pouco mais de três meses, mas as ondas derrubaram os sacos de areia colocados para evitar que o mar atinja a ciclovia e causou buracos de erosão na praia.

Em uma vistoria realizada pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, foi informado que não há risco de colapso da estrutura refeita, que apesar do impacto segue integra. Ainda de acordo com a secretaria, a empresa Geomecânica, responsável pela contenção, já iniciou os reparos necessários.

As primeiras obras para conter a erosão da praia foram iniciadas no dia 17 de outubro do ano passado. Duas semanas antes, uma parte do calçadão começou a desmoronar, “engolindo” dois quiosques, o que fez a Defesa Civil a interditar um trecho da orla. A obra foi contratada em caráter emergencial e custou R$ 14,5 milhões para a prefeitura.

Tribunal de Contas do Município

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM) investigará a execução das obras emergenciais para a recuperação da orla. O TCM determinou o prazo de 30 dias para que a empresa responsável pela obra explique a persistência da situação, mesmo após a conclusão dos serviços. O processo segue em diligência para que a prefeitura apresente providências para a solução definitiva do problema.

Segundo a Agência Brasil, a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente da prefeitura do Rio informou que ainda não recebeu o documento do Tribunal de Contas do Município do Rio irá se pronunciar sobre a determinação somente após tomar conhecimento do teor.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: