menu-iconPortal AECweb

Live reúne líderes de empresas para debater futuro da construção

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Profissionais informaram que, no início da quarentena, a situação foi complicada, mas com a divulgação de informações, foi possível traçar planos de ação para enfrentar a crise

Clique na imagem para assistir à live na íntegra

21/05/2020 | 10:12 - O Portal AECweb realizou na última terça-feira (19) mais uma videoconferência AEClive. Com o tema “Construção 360º: perspectivas durante e após a pandemia de Covid-19”, o evento contou com a participação de lideranças de construtoras, incorporadoras e fornecedores, que passaram uma visão completa das transformações pelas quais o setor passará nos próximos meses.

Participaram do evento:

• Alex Veiga – CEO da Patrimar
• David Fratel – Diretor Executivo na Kallas Incorporações e Construções
• Marcelo Morais - Diretor técnico da Even
• Rodrigo Farjala Rocha – Diretor da Rocontec Construções e Incorporações
• Mario Rocha Neto – Diretor da Rocontec Construções e Incorporações
• Pedro Penna – CEO da Atex

ADAPTAÇÃO DAS EMPRESAS

Os profissionais informaram que, no início da quarentena, a situação foi bastante complicada e um pouco desesperadora, mas conforme as informações sobre o vírus foram sendo divulgadas com maior intensidade, foi possível traçar planos de ação para enfrentar a crise.

Segundo o CEO da Patrimar, Alex Veiga, a empresa criou uma equipe de gestão de crises e formulou um protocolo de como proceder diante dos acontecimentos. Em seguida, foram adotadas medidas preventivas para evitar a contaminação. A Patrimar, inclusive, forneceu a seus colaboradores cestas equipadas com produtos para higiene.

No caso da Atex, Pedro Penna informou que entre as diversas iniciativas implantadas, o destaque foi a tentativa da empresa em passar serenidade e tranquilidade a todos os seus colaboradores, visando valorizá-los. Para isso, a Atex antecipou o pagamento do 13º salário de todos os seus funcionários internos, pagou as férias dos colaboradores, e não realizou demissões.

Já David Fratel, diretor executivo da Kallas Incorporações e Construções, disse que a construtora tem feito um controle rigoroso para evitar a contaminação de seus funcionários. Segundo ele, a Kallas tem afastado os colaboradores que apresentem qualquer sintoma relacionado a gripe.

Estes funcionários são obrigados a serem consultados por um médico e, caso haja suspeita de infecção por coronavírus, são afastados por 14 dias e submetidos a um teste rápido. Se a empresa tiver dúvida sobre o diagnóstico, o colaborador é submetido a um teste mais preciso.

RELAÇÃO COM FORNECEDORES

O diretor da Rocontec Construções e Incorporações, Rodrigo Farjala Rocha, informou que nenhuma obra da empresa foi paralisada. Ele disse que o problema no fornecimento de materiais aconteceu nos Estados onde houve o lockdown, mas que a empresa tem se adaptado para garantir que as obras mantenham o funcionamento.

Já Marcelo Morais, diretor técnico da Even, disse que o nível de produtividade das obras da empresa está alto, e que isso só pôde ser garantido devido aos esforços dos fornecedores.

Também houve a substituição dos produtos internacionais por nacionais. Os motivos foram os altos preços dos itens – por conta da variação do dólar – ou a demora para a entrega.

Na live, as lideranças falaram ainda, de como o mercado deve ser impactado nos próximos meses e de suas perspectivas para o futuro.

Assista à gravação na íntegra neste link.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: