Linha 5-Lilás do Metrô de SP será ampliada até o Jardim Ângela
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

25/07/2024 | 10:15 - No último dia 21 de julho, o Governo de São Paulo e a ViaMobilidade assinaram aditivo de contrato referente à concessão das linhas 17-Ouro e 5-Lilás do Metrô. Entre as novidades da emenda, destaque para o investimento que viabilizará a chegada da linha 5-Lilás até o Jardim Ângela, bairro localizado na zona sul da capital paulista.
Estão previstos a conclusão do projeto executo, a realização dos estudos ambientais e o mapeamento das desapropriações.
De acordo com a gestão estadual, a expectativa é que o início das obras seja em 2025 e que o Metrô chegue ao Jardim Ângela em 2028, com a entrega de duas estações (Jardim Ângela e Comendador Sant’anna). No total, serão mais 4,3 km de trilhos — sendo 1,1 km em via subterrânea e o trecho restante elevado. Quando a obra for entregue, a Linha 5-Lilás terá 24,3 km de extensão, distribuídos entre 19 estações.
A expansão terá custo estimado de R$ 3,4 bilhões, de acordo com análise preliminar. O valor real será determinado após conclusão do projeto executivo. Com os novos trechos, esse ramal do transporte público deverá atrair mais 150 mil passageiros.

