Lançamentos e vendas de imóveis registraram alta no último trimestre móvel
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Indicador Abrainc-Fipe mostra que, no período entre março e maio, houve aumento de 72% na quantidade de lançamentos e crescimento de 32% nas vendas

Os números reforçam a trajetória positiva da construção civil (Foto: Maksim Safaniuk/Shutterstock)
20/08/2021 | 12:15 – A expectativa positiva no setor da construção civil foi reforçada com o mais recente Indicador Abrainc-Fipe. De acordo com o levantamento, realizado com as 18 empresas que integram a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), houve aumento de 72,1% no lançamento de imóveis e crescimento de 32,3% na quantidade de vendas durante o último trimestre móvel (março, abril e maio de 2021), na comparação com os números do mesmo período de 2020.
Ainda segundo o estudo, as unidades que fazem parte do Programa Casa Verde Amarela representam a maior parte dos lançamentos (79,7%) e das vendas (83,4%) residenciais nos últimos 12 meses. Já no segmento de médio e alto padrão, a alta foi de 339,4% nos lançamentos durante o último trimestre móvel, colaborando com um crescimento significativo de 178,5% em 2021 (janeiro a maio), e de 46% no intervalo de 12 meses encerrado em maio.
Sobre as vendas no mercado de médio e alto padrão, houve uma elevação de 44,2% durante março, abril e maio (se comparado com o mesmo intervalo de 2020).
Para Luiz França, presidente da Abrainc, os resultados reforçam a trajetória positiva do setor no processo de recuperação econômica do país. "A incorporação imobiliária vem demonstrando bom desempenho contínuo, em especial no segmento de médio e alto padrão (MAP), que tem recuperado participação entre os lançamentos residenciais”, destaca. Para ele, os bons dados também apontam para uma atratividade crescente desses empreendimentos por parte de investidores e compradores, que já os observam com maior interesse frente às tradicionais aplicações financeiras.

