ISO publica norma internacional com diretrizes para compras sustentáveis
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Texto da ISO 20.400/2017 – Sustainable Procurement Guidance – auxilia gestores de suprimentos nas decisões de escolha de fornecedores e no processo de aquisição de produtos sustentáveis
Norma apresenta diretrizes para processos de compras sustentáveis em organizações públicas e privadas (crédito: Stock-Asso/Shutterstock.com)
25/04/2017 – A International Organization for Stardardization (ISO) publicou uma nova norma com diretrizes para integrar a sustentabilidade nos processos de compras de uma organização. A ISO 20.400/2017 - Sustainable Procurement – Guidance tem 52 páginas, está disponível em inglês e custa R$ 809,90.
Destinado a organizações públicas e privadas de diversos segmentos, o documento auxilia gestores e diretores de suprimentos nas decisões de escolha de fornecedores e no processo de aquisição de produtos sustentáveis, incluindo materiais de construção.
O texto define alguns princípios de compras sustentáveis, como a prestação de contas e a gestão de riscos e prioridades que incorporam questões ecológicas dentro da companhia. A norma baseia-se na ISO 26000, que já continha princípios centrais de práticas de trabalho ecologicamente corretas.
Como a ISO 20400 não fornece requisitos a serem cumpridos e sim diretrizes, seu cumprimento não se implica na certificação.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponibiliza uma cartilha em português da ISO para download.

