Iphan divulga recomendações para o restauro da Igrejinha, em Brasília
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Documento indica que o edifício apresenta marcas evidentes da passagem do tempo, como descascamentos, fissuras, arranhões e pontos de umidade

O painel de Athos Bulcão, na fachada do monumento, está com fissuras e sujo (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
24/09/2021 | 08:54 – Como parte da campanha “Preservando Brasília”, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan) divulgou na última quarta-feira (22) um caderno com recomendações técnicas que traz informações sobre o estado de conservação da Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Igrejinha. O documento indica que o edifício, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1958, apresenta marcas evidentes da passagem do tempo, como descascamentos, fissuras, arranhões e pontos de umidade. Além disso, o painel de Athos Bulcão (na fachada do monumento) está com fissuras e sujo. Já o painel interno, assinado por Francisco Galeno, tem aparentes sinais de desgaste.
O material elaborado pelo Iphan e entregue à equipe responsável pela gestão da Igrejinha conta com sugestões de reparos, tanto na estrutura arquitetônica quanto no entorno do empreendimento. “Por trás desse trabalho de conscientização e manutenção preventiva dos bens, reforçamos que esse tipo de ação é algo de extrema importância para a perpetuação da nossa história. Também há outros benefícios, como o estímulo ao turismo”, afirma Saulo Diniz, superintendente do Iphan-DF. Entre as melhorias recomendadas estão a reforma dos bancos genuflexórios, a troca das portas de entrada, a realização de nova pintura e outros reparos gerais.
Para resolver os problemas, o gestor da Igrejinha criou um plano de ação com previsão de execução e entrega das obras até o final de 2022. No planejamento constam, também, a adequação e a reforma do sistema elétrico e a revitalização dos caixilhos. De acordo com Diniz, o Iphan-DF estará à disposição para auxiliar durante o procedimento e aguarda o encaminhamento do programa referente à conservação e à manutenção da Igrejinha.

