menu-iconPortal AECweb

Iphan aprova projeto de recuperação do viaduto do Eixão, em Brasília

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Projeto readequou dimensões dos pilares para atender às diretrizes urbanísticas e facilitar a inspeção e a manutenção dos aparelhos de apoio. Estrutura desabou em fevereiro


Também foi aprovado um projeto de requalificação urbana local (Crédito: Pedro Ventura/Agência Brasília)

28/04/2018 | 17:30 – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o novo projeto para a reforma do viaduto do Eixo Rodoviário (Eixão) Sul, que desabou no dia 6 de fevereiro. A proposta, apresentada pelo Governo do Distrito Federal, prevê os desenhos dos pilares mais largos, apoiados por uma laje, o que irá possibilitar a inspeção e a troca.

De acordo com Márcio Buzar, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), essa readequação também mantém a segurança, a durabilidade, a economia com a obra e a preservação do patrimônio público. Também foi aprovado o planejamento de requalificação urbana do local, iniciativa que atenderá, principalmente, à circulação de pedestres na região, uma antiga preocupação do Iphan.

Segundo Sérgio Sampaio, chefe da Casa Civil, o edital de licitações para as obras de recuperação do viaduto deve ser lançado em até 20 dias. Apesar das mudanças no projeto, o custo permanece como o previsto, R$ 15 milhões. A previsão é que a estrutura seja entregue em cinco meses.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: