Indústria global de florestas premia estudantes de design e arquitetura
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A premiação para os estudantes será feita pelas soluções de habitação em madeira
16 de setembro de 2015 - O fórum mundial da indústria de base florestal International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA), liderado atualmente pela presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Elizabeth de Carvalhaes, patrocinou prêmios para estudantes de arquitetura na competição de Design Internacional de Madeira Tree Housing, realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) durante o XIV Congresso Florestal Mundial (WFC) realizado na semana passada em Durban, África do Sul.
"Nossa indústria fornece madeira como alternativa para materiais de construção a preços acessíveis, sustentáveis e estamos entusiasmados em ver jovens arquitetos e designers investindo no uso eficiente desses recursos naturais valiosos", afirma Elizabeth. “Edifícios verdes representam uma iniciativa fundamental para enfrentar os desafios globais de uma população crescente dentro de um cenário de mudanças climáticas, onde as demandas da população devem ser atendidas com impacto ambiental reduzido”, completa.
Na categoria Habitação de Madeira de Baixo Custo, o prêmio ficou com a estudante da Polônia Monica Wozniak, enquanto na categoria Prédios Altos em Madeira o prêmio ficou com Tatiana Chaatziioannou, estudante da França, e Soufiane Chibani, da Alemanha. “Parabéns à Monica, Tatiana e Soufiane por suas realizações de prestígio em design com madeira”, afirma Elizabeth de Carvalhaes.
A executiva lembrou também que materiais de madeira podem ajudar a compensar as emissões de gases causadores do efeito estufa pelo setor de construção civil, enquanto servem como uma alternativa aos materiais mais poluentes no que diz respeito a exigências estruturais.
"A presença da madeira em projetos de construção está ressurgindo em todo o mundo com arquitetos e designers aprendendo a trabalhar de maneiras mais inovadoras e sustentáveis", disse o renomado arquiteto Michael Green, um dos jurados na competição. "As novas tecnologias madeireiras estão ligando nossas economias florestais rurais com os nossos ambientes urbanos com edifícios de madeira cada vez maiores e mais altos agora."
O ICFPA continuará a apoiar estudantes e jovens profissionais por meio de iniciativas como o Prêmio de Inovação para Jovens Pesquisadores Blue Sky, que pretende mostrar o setor de produtos florestais global como um ambiente de trabalho vibrante e dinâmico para o futuro.

