Indústria da construção continua fraca em outubro, diz CNI
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Índice de atividade do setor sobe um pouco em outubro. Entretanto, continua abaixo de 50 pontos, o que indica retração
O ritmo de atividade na indústria da construção continua fraco, segundo avaliou nesta sexta-feira (21) a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com base em pesquisa feita entre 3 e 12 de novembro com 571 empresas do setor. O levantamento foi feito em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
O indicador do nível de atividade do setor de construção, informou a entidade, ficou em 42,7 pontos em outubro, pouco acima dos 42,3 pontos registrados em setembro. Já o índice de evolução do número de empregados caiu para 43 pontos.
"Todos os indicadores ficaram abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que confirma a retração da atividade e do emprego no setor. Conforme a pesquisa, a utilização da capacidade de operação permaneceu em 67% e o de nível de atividade efetivo em relação ao usual foi de 40,2 pontos em outubro", acrescentou a CNI.
De acordo com a pesquisa, os empresários continuam pessimistas em relação aos próximos seis meses. "Em novembro, o indicador de expectativas sobre o nível de atividade ficou em 47,7 pontos, o de novos empreendimentos e serviços recuou para 46,4 pontos, o de compras de matérias-primas foi de 46,2 pontos e o de número de empregados caiu para 46 pontos. Os indicadores variam de zero a cem. Abaixo de 50 revela expectativa negativa", concluiu.

