menu-iconPortal AECweb

Índice de preços teve alta de 0,02% em outubro

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O INCC-10, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,14%, após registrar aumento de 0,15%, na mesma base de comparação

17 de outubro de 2014 - O Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) de outubro teve ligeira alta, ante avanço de 0,31% em setembro, informou, ontem, a FGV. O resultado ficou dentro do previsto por analistas do mercado financeiro, que esperavam desde queda de 0,07% até alta de 0,06%, com mediana negativa em 0,02% para o índice.

Até outubro, o IGP-10 acumula aumentos de 2,04% no ano e de 2,93% em 12 meses. O período de coleta de preços para o cálculo foi de 11 de setembro a 10 de outubro. Na leitura anterior, do IGP-DI (de 01 a 30 de setembro), o índice havia subido 0,02%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o índice. O IPA-10, que representa os preços no atacado, caiu 0,16% em outubro, em comparação à alta de 0,35% em setembro. Por sua vez, o IPC-10, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,48% na leitura anunciada hoje, após subir 0,26% no mês passado. Já o INCC-10, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,14%, após registrar aumento de 0,15%, na mesma base de comparação.

A soja exerceu a principal influência para a desaceleração nos preços do atacado em outubro: recuou 5,04%, diante de boas notícias a respeito da safra nos Estados Unidos. Mas essa tendência deve se dissipar ao longo das próximas semanas, afirmou o superintendente adjunto de Inflação FGV, Salomão Quadros. "Chegou o fim da colheita, então não estou considerando que a soja continuará exercendo essa influência de forma completa", disse Quadros. O especialista não espera, contudo, que os preços do grão voltem a subir.

Ao mesmo tempo, os preços das carnes bovinas, que começam a perder fôlego, devem garantir certo alívio à inflação nos próximos períodos.

Fonte: DCI
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: