Índice de Desempenho de micro e pequenas indústrias cresce no 1º trimestre
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Segundo a pesquisa da CNI, o indicador registrou 45,5 pontos nos três primeiros meses de 2022

O Panorama da Pequena Indústria é divulgado trimestralmente e considera mais de 900 empresários na pesquisa (Foto: Fotomundo Brasil/Shutterstock)
03/05/2022 | 14:03 – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, na última segunda-feira (2), a pesquisa que revela o desempenho de micro e pequenas indústrias no primeiro trimestre de 2022. O resultado foi positivo: nos três primeiros meses do ano, o Panorama da Pequena Indústria indica melhora no Índice de Desempenho, que registrou a média de 45,5 pontos — o melhor resultado desde 2012.
No primeiro trimestre de 2021, o índice ficou em 43,9 pontos. Para o mesmo período deste ano, a média reuniu os resultados de janeiro (que obteve 43,3 pontos — abaixo da média histórica de 43,5 pontos), fevereiro (45,1 pontos) e março (48 pontos).
Para chegar ao cálculo final, além de realizar a média entre o índice dos três meses, são considerados quatro indicadores: o desempenho, a situação financeira, a perspectiva e o índice de confiança — todos com variação de 0 a 100 pontos.
Índice de Situação Financeira
Apesar do crescimento no Índice de Desempenho, o Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias apresentou comportamento de declínio. Também considerando o primeiro trimestre de 2022, o resultado de 41 pontos declinou 1 ponto em relação ao último cálculo, no quarto trimestre de 2021, que obteve média de 42 pontos.
Apesar de os números revelarem uma piora da situação financeira em um aspecto geral, o índice permanece acima de sua média histórica de 37,8 pontos.
Perspectiva
O Índice de Perspectivas da pequena indústria, por sua vez, retratou números favoráveis: com aumento de 0,6 ponto em abril, o resultado de 51,3 pontos surpreendeu à categoria. A média do trimestre concluiu a análise do período com 3 pontos a mais que no mesmo intervalo em 2021.
Confiança
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as pequenas indústrias alcançou 56,4 pontos em abril de 2022, um crescimento de 5,1 pontos na comparação com o mesmo mês em 2021.
A CNI se pronunciou, ainda, sobre os fatores encarados como os problemas principais para as micro e pequenas empresas (MPEs) no período. “A preocupação com a falta e o alto custo das matérias-primas aumentou na passagem do quarto trimestre de 2021 para o primeiro trimestre de 2022, diferentemente do que aconteceu com as empresas de maior porte. O desempenho da pequena indústria no trimestre foi positivo, mas esse problema segue travando o que poderia ser um melhor resultado. A piora da situação financeira é outro reflexo desse problema de insumos”, disse o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
A falta ou alto custo de matéria-prima permaneceu no primeiro lugar do ranking de principais problemas enfrentados pelas MPEs da indústria extrativa, de transformação e da construção. A elevada carga tributária se manteve na segunda posição também para os três segmentos industriais.
O Panorama da Pequena Indústria é divulgado trimestralmente e é resultado de uma pesquisa com mais de 900 empresários de empresas de pequeno porte.

